sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Quadro Horário de Estudos...




Estou me preparando para um certame e isso tem me exigido muito esforço. Falta(va)-me disciplina, organização, dedicação... Não me falta força de vontade para estudar, mas não tenho (tinha) técnica de estudo. Já perdi em um concurso por causa de duas questões. Nessa ocasião eu tinha tempo disponível para estudar, só que dia após dia me distraia com outras atividades deixando de lado os estudos.
O pior de tudo é saber que se eu tivesse estudado (só prestava atenção às aulas) talvez eu tivesse passado.  Você que me acompanha, não podemos voltar atrás, o que ficou no passado não deve nos martirizar, quanto o que passou NADA pode ser feito. O passado serve para ser observado, dele devemos tirar ensinamentos do que fizemos de errado para que em seguida possamos adotar novas posturas, sempre querendo acertar.
O passado só serve... Para prevermos o futuro. É algo óbvio, colhemos o que plantamos, quem planta uva nunca vai colher melancias. Atualmente tenho progredido quanto aos estudos, entrei em um cursinho preparatório por causa da indisciplina, adquiri bons livros, estabeleci um Quadro-horário de estudos. É justamente sobre ele que quero falar, não tenho conseguido segui-lo na íntegra, mas paulatinamente tenho melhorado.
Por mais que façamos planos, a vida é cheia de imprevistos... Pode acontecer de surgir uma necessidade e você ter que descumprir o quadro-horário que estabeleceu. De repente você fica doente, ou sua avó te chama para almoçar na casa dela, ou um amigo te visita pedindo conselhos, ou outra situação qualquer.
O que quero dizer é que causa (va) em mim uma cobrança exacerbada ao chegar ao fim do dia e ver que não cumpri algo que estabeleci. Não quero descumprir o quadro-horário de estudos, afinal, sendo aprovado poderei concluir os meus sonhos. Mas pode acontecer. O que quero fazer não faço, o que faço não é o que quero fazer (Romanos 7:19, adaptado). Mas pode acontecer e eu tenho que ter maturidade para lidar com isso, analisar o porquê de não estar seguindo o que estabeleci e ver onde estou errando, corrigir. Um quadro horário não é estático, tem que ser dinâmico. Lamentar-me por não tê-lo cumprido só gera um bloqueio e uma cobrança exagerada que, por fim, impede que eu tenha a serenidade necessária para a aprovação em qualquer concurso público.

Um comentário:

  1. Gostei do texto, acho interessante o seu jogo com as palavras.
    Mas se cobre tanto, faço um pouco a cada dia, e vai chegar em seus objetivos.

    Bjo!

    Naiala Ferreira

    ResponderExcluir