terça-feira, 23 de agosto de 2011

A Coleta Seletiva em Itapetinga Parte 1

“Não vos conformeis com esse mundo, mas transformai-vos pela reciclagem de vosso entendimento (...)” .Rm 12:2 (adaptado).





 Caminhando hoje pelas ruas do centro da cidade percebi que o fato de Itapetinga não ter semáforo não é sinal de atraso e sim de educação, hoje alguns motoristas pararam pra que eu pudesse passar pela faixa de pedestres, bastou que eu estivesse ali. Geralmente escuto que em outras cidades, no Sul do Brasil ou até mesmo no exterior isso acontece, de o pedestre colocar o pé na faixa e o motorista parar, ser consciente e respeitar o pedestre, graças a Deus aqui em minha cidade há algumas pessoas assim também. Ao olhá-las com certo ar de surpresa e com gratidão demonstrada num sorriso vi que era correspondido e isso me encheu de esperança...


As faixas de pedestre são as que você pode ver, confesso que estão precisando de uma mão de tinta, mas mesmo assim surtem efeito. Outra coisa que pude perceber é o quanto os cidadãos de minha cidade são preocupados com a questão da preservação ambiental e com a coleta seletiva.  Aqui temos aterro sanitário ao qual já visitei, temos uma cooperativa de catadores, a Cooperativa dos Catadores de Material Reciclável de Itapetinga e Itororó – Itairó. Acredito que preocupados em colaborar com os catadores algumas pessoas tomaram a iniciativa de colocar no centro da cidade várias lixeiras coletoras para que os transeuntes possam contribuir com a coleta seletiva.
Ao chegar próximo às lixeiras vi que as mesmas não estavam com o material indicado pelos nomes e pelas cores respectivas, quase todas elas estavam cheias de papéis, plásticos e latas de refrigerante. Um amigo me disse que isso acontece porque as lixeiras coletoras estão isoladas quando na verdade para funcionar é preciso que as quatro mais utilizadas estejam juntas.

Confesso que não pratico a coleta seletiva mas que a partir de hoje quero mudar minha atitude, quantos catadores se cortaram porque não separei de forma correta o  copo de vidro quebrado? Quanto papel não pode ser reciclado por estar sujo de restos de comida? Quanto desperdício! Aí foi que me surgiu a ideia de criar sacos plásticos coloridos, e como imaginei outras pessoas tiveram a mesma ideia como você pode ver abaixo. Quero de coração trazer essa realidade para a minha casa, para a minha rua para o meu bairro, para a minha cidade. Alguém interessado que possa dar o primeiro passo e produzir estes sacos aqui mesmo em minha terra natal? Ou se não, procurarei comprá-los, essa história de que uma andorinha só não faz verão é balela.


 
Devemos colaborar com o trabalho dos coletores que é tão importante para a reciclagem de materiais considerados imprestáveis, não só ao passarmos pelo centro da cidade como em nossos lares, local de trabalho, ao viajarmos, ao sairmos para passear com o cachorro (não deixe nenhum “presente” na rua que você não gostaria de receber), etc. Assim geramos renda e colaboramos com o Meio Ambiente tornando a nossa cidade um lugar melhor para nós e para os nossos. Então vamos lá, mãos a obra, quanto a explicar como funcionam as lixeiras coloridas não acho necessário, as imagens falam por si só.


Um comentário:

  1. É isso ai! Se cada um fazer sua parte teremos um ambiente mais limpo, além de preservar o nosso meio ambiente e o futuro de nossos filhos. REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR!

    ResponderExcluir